Maratona Hackathon Manaus terá 54 horas de desenvolvimento de soluções para a área jurídica

198

Representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura de Manaus e dos poderes Legislativos participaram na tarde desta sexta-feira 22/02, da abertura do Global Legal Hackathon Manaus, competição que visa o desenvolvimento rápido de soluções inovadoras que impactem positivamente o ecossistema da Justiça. A iniciativa é da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas por meio da Comissão da Direito Digital, Startup e Inovação com o apoio do Sebraelab e da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.

“A OAB-AM entende que como as demais áreas, o Direito também está em constante atualização e seja no dia a dia dos operadores do Direito, seja no dia a dia do jurisdicionado, a sociedade como um todo está buscando cada vez mais modernidade, inovação, novas ferramentas que possam desburocratizar as rotinas. O advogado está buscando empreender, está atrás de soluções que possam efetivamente contribuir com o seu trabalho e por isso estamos aqui apoiando e incentivando essa competição, a exemplo do que já fez o Ministério Público do Amazonas no ano passado”, afirmou o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy.

Para o presidente do conselho deliberativo do Sebrae-AM, Muni Lourenço Júnior, a iniciativa da OAB em fomentar a busca de novas soluções para a área jurídica e para a advocacia serve de estímulo para que outras áreas também busquem a inovação e a tecnologia como solução para muitos entraves.

O Global Legal Hackathon 2019 é uma iniciativa internacional que busca engajar faculdades, escritórios, empreendedores, empresas de tecnologia, governos, prestadores de serviços e outros atores que trabalham no desenvolvimento rápido de soluções inovadoras que impactem positivamente o ecossistema da Justiça.

A programação reúne palestras e uma maratona global de desenvolvimento de 54 horas. São mais de 60 cidades-sedes ao redor do mundo se organizando para receber o evento simultaneamente. No Brasil, a programação ocorre em Manaus, Balneário Camboriú, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Jaraguá do Sul (SC), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). Essa é a primeira que Manaus participa do evento.

O presidente da Comissão de Direito Digital, Startup e Inovação da OAB-AM, Aldo Evangelista, explica que o objetivo da iniciativa “é encontrar projetos inovadores que venham democratizar o acesso ao sistema judiciário, aproximando os cidadãos de seus direitos de forma mais ágil e rápida, além de promover a conexão do ecossistema do judiciário amazonense na vanguarda da inovação jurídica e tecnologias digitais”.

Estão participando da maratona que segue até domingo, dia 24, profissionais das áreas de: Direito, Tecnologia, Design, Publicidade, Empreendedorismo e demais entusiastas no tema.

Maratona

Mentores e especialistas de diversas áreas auxiliarão os participantes que irão trabalhar em equipe para mapear os desafios da Justiça e pensar em soluções para o seguimento. Nos três dias de maratona, os competidores terão mais de 50 horas para se dedicar às ideias. Cada equipe irá submeter sua proposta para uma banca julgadora e os vencedores terão a oportunidade de participar de programas de pré-aceleração e aceleração. A equipe vencedora (1º lugar) em Manaus irá competir com as demais equipes do mundo todo nas semifinais que estão previstas para ocorrer em 25 de março. O vencedor da grande final do Global Legal Hackathon 2019 será apresentado em um jantar de gala em 4 de maio, em Nova York (EUA), momento em que também serão apresentadas as quatro equipes com projetos de maior destaque.

“A competição será mais uma oportunidade para unirmos o debate entre áreas que se complementam: o Judiciário, Tecnologia da Informação e o ecossistema de startups. Nessa primeira edição queremos conhecer ideias fantásticas com potencial para facilitar e ampliar a atuação da Justiça brasileira e dos atores envolvidos. A nossa expectativa é muito positiva”, disse o gestor de Startups do Sebraelab, Denys Cruz.

Artigo anteriorPolícia prende mais um acusado do homicídio do advogado Armando Freitas
Próximo artigoTerminal da Cidade Nova recebeu advogadas em apitaço contra a Importunação Sexual