Mercado de startups de Manaus é assunto do 1º Meetup da Comissão de Startups da OAB-AM

Dialogar sobre o cenário atual das startups de Manaus e as tendências do mercado, além de apresentar o trabalho desenvolvido. Esse é foco principal do “1º Meetup da Comissão de Startups e Inovação” da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) e também o 5º Meetup da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L). O evento aconteceu na noite desta terça-feira (9) na sede da OAB-AM, em Adrianópolis.

O encontro para discutir tecnologia e inovação em Manaus, de acordo com o advogado Aldo Evangelista que é o presidente da Comissão de Startups e Inovação da OAB-AM e que também representa a AB2L no Amazonas, serviu para mostrar à sociedade o trabalho que a mais nova Comissão da OAB-AM vem desempenhando, além de apresentar seus projetos e objetivos.

“O propósito maior da Comissão de Startups e Inovação da OAB-AM é contribuir, principalmente, no aspecto legislativo para que o Amazonas seja um Hub de tecnologia, de startups, inovação e de empreendedorismo no Brasil. Por isso, a Comissão já elaborou a minuta do Projeto de Lei de Apoio e Incentivo às Startups para o Município de Manaus, bem como, para o Governo do Estado do Amazonas. Além disso, também já encontra-se em elaboração a minuta do Estatuto da Associação de Empresas de Tecnologia do Estado do Amazonas que será composta por todas as instituições que formam o ecossistema”, revelou Aldo Evangelista.

O “1º Meetup da Comissão de Startups e Inovação da OAB-AM” contou com abordagens importantes que foram desde explanações sobre o que é uma startup até dicas de como empreender no Estado do Amazonas.

O evento também contou com o lançamento oficial de duas startups: a lawtech NPJ Tech que é uma startup que tem o objetivo de informatizar todos os procedimentos realizados pelo núcleo de práticas jurídicas de faculdades, e a AmazonXcoin que é uma plataforma de negociação que propõe comercializar créditos de carbono por meio de uma criptomoeda. As duas foram apresentadas pelo advogado e empreendedor, Guilherme Tomizawa.

Além do presidente da Comissão, Aldo Evangelista, também fizeram suas explanações o representante da Rede Amazônica, Luiz Eduardo que apresentou o projeto “Acelera Amazônia”; o advogado Expedito Belmont, CEO da DriveOn que falou sobre “Startups do Amazonas para o Mundo” e a advogada Luciana Souza que finalizou as apresentações com o “Programa Prioritário de Economia Digital” do INDT.

Comissão de Startups e Inovação da OAB-AM

A Comissão de Startups e Inovação da OAB-AM foi instituída de forma inédita em fevereiro deste ano. Porém, somente em julho, após analisar o ecossistema, conhecer e realizar network sobre o mercado de startup e inovação em Manaus é que a Comissão foi oficializada com a nomeação de seus membros.

Hoje, a Comissão é formada por profissionais de vários segmentos e entusiastas na área de Tecnologia e Inovação, tornando-se assim, uma Comissão multidisciplinar que vem desenvolvendo estudos sobre a legislação brasileira e também local referente ao direito das startup, inovação e tecnologia, com um foco totalmente voltado para a realidade brasileira.

Artigo anteriorOAB-AM esclarece dúvidas sobre o Registro de Sociedades para a advocacia
Próximo artigoOAB-AM lança resolução e edital para eleições 2018