Publicada em: 15/03/2017 | Categoria: Notícias Gerais

Palestra sobre os direitos dos animais reúne grande público

Médicos Veterinários, professores, estudantes e advogados assistiram, nesta terça, 14, no auditório da uninorte (Centro Universitário do Norte) unidade VII, ao I ciclo de palestras sobre os direitos dos animais, o evento foi promovido pela OAB/AM por meio da Comissão Especial de Proteção aos Animais em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Uninorte Laurete. O evento foi marcado pela divulgação do Hospital Veterinário da Uninorte.

Na solenidade, estiveram presentes a Dra Ana Nogueira, Presidente da Comissão Especial de Proteção aos Animais, os palestrantes, Adalberto Carim Antônio, Juiz Titular da Vara do Meio Ambiente e Questões Agrárias da Capital do Estado do Amazonas, José Augusto Omena, Vice presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Amazonas e Presidente da Comissão de Ética e Bem Estar do Animal, participante da mesa, Professor Dr Fábio Souza, Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Uninorte.

A Dra Ana Nogueira, contou que suas expectativas sobre o evento foram satisfatórias. "Normalmente quando se trata de temas voltados ao bem estar animal, a gente tem conseguido alcançar um público muito grande e muito variado, contrário ao que se pensava antes, que esse assunto não era relevante, hoje a atenção está muito voltada para isso".

Adalberto Carim, primeiro palestrante da noite falou sobre o problema de julgar crimes contra os animais. "A falta de subsídios e evidências que te permitam apreciar a situação de maneira correta e cuidadosa, a maior parte dos casos não tem evidências que te permitam julgar o caso com a amplitude que é necessária", Carim também disse à platéia que ajudassem nas investigações. "Se presenciar uma situação de maus tratos, hoje todos nós temos um celular, filme ou fotografe, façamos desses celulares, implementos para dar ao Ministério Público e a Comissão Especial de Proteção aos Animais, elementos para que eles (Juízes) possam apreciar esses casos da forma correta e com segurança", sugeriu.

José Augusto Omena, comentou que o maior problema no processo de castração no Amazonas é o desconhecimento dos donos dos animais. "Quando os proprietários descobrirem os benefícios da castração as coisas irão melhorar e esse tipo de atividade que aconteceu hoje é uma maneira muito fácil de atingir o meio acadêmico consequentemente ser disseminado para a sociedade", Omena completou dizendo o que achou do evento. "Achei muito importante, pois, esses alunos futuramente serão profissionais e poderão com esses conhecimentos defender os direitos dos animais", acrescentou.

Ao final da apresentação dos palestrantes, a palavra foi passada ao Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Uninorte, Professor Dr Fábio Souza, que explicou como a universidade se preocupa em atualizar seu método de ensino e para atender uma demanda dos alunos de veterinária, Fábio também anunciou o novo Hospital Veterinário da Uninorte, que será o primeiro do Amazonas, por enquanto, as atividades só estão abertas para os alunos, mas, a partir de Abril, será inaugurado para o público, na rua Jonathas Pedrosa - Praça 14 de Janeiro, juntamente com a Clínica de odontologia da uninorte.

© Copyright OAB/AM 2017 - (92)3194-1807(ramail 207)/3194-1808 (ramal 208) / Tesouraria:99286-3958 /3194-1805 (ramal 205) / Secretaria:99303-1888 - E-mail: oab@oabam.org.br