Na noite desta quarta-feira (05/10), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão Permanente da Mulher Advogada, realizou um evento referente à campanha do Outubro Rosa. O objetivo do evento foi levar conhecimento sobre os direitos das mulheres com câncer, bem como estimular o autocuidado para o diagnóstico precoce da doença.
Com o tema “Outubro Rosa: da Prevenção à Cura” o evento, que contou com a presença de cinco palestrantes, arrecadou alimentos para o Lar das Marias, organização de apoio a mulheres diagnosticadas com câncer no Amazonas, e realizou o sorteio de cinco exames de mamografia direcionado às mulheres presentes no evento.
A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Superior de Advocacia do Amazonas (ESA), situada na rua São Benedito, bairro Adrianópolis, zona sul.
Segundo a presidente da Comissão Permanente da Mulher Advogada, Marlene Parisotto, a campanha do Outubro Rosa veio para trazer uma consciência e vigilância em cima do câncer de mama. Ela destaca que o evento buscou trazer essa conscientização por meio dos assuntos abordados no evento.
“Essa campanha nasceu para que as mulheres pudessem ser conscientizadas da prevenção e controle do câncer de mama. Então o diagnóstico precoce nesses casos de câncer aumenta a possibilidade de cura. O evento de ontem teve a importância de trazer essa conscientização às mulheres, inclusive com as palestras voltadas especificamente a alertar, a mostrar à possibilidade de se ter a cura do câncer através da prevenção”, disse Marlene.
Para a palestrante, Michele Cavalcante, o Outubro Rosa é uma campanha importante, pois promove a conscientização sobre a doença e o diagnóstico do câncer de mama em sua fase inicial.
“Esse evento é de suma importância. Nós estamos começando o Outubro Rosa e esse mês, que é o mês em que nós tiramos para fazer essa conscientização da necessidade do diagnóstico precoce. Então se você não ouviu falar de câncer de mama até hoje, é interessante e é muito importante este mês de campanha, e que esses dias sejam primordiais para que a gente possa ouvir falar disso”, disse Michele.
Palestrantes e presentes
O evento contou com a presença da advogada Alessandra Coutinho, especialista em direito médico, da médica oncologista, Poliana Signorini, da profissional em Gestão de Qualidade, Michele Cavalcante, da administradora Myrian Trinuzy, e da vice-diretora do “Lar das Marias”, organização sem fins lucrativos, focada no apoio a mulheres portadoras de câncer do Estado do Amazonas e da região, Maria Luiza Soares.
Além das palestrantes, outras personalidades amazonenses também compareceram ao evento, como o presidente da Ordem do Amazonas, Jean Cleuter Mendonça, a secretária geral da OAB-AM, Omara Gusmão, o diretor da Fundação CECON Amazonas, Gerson Mourão, a Secretária de Saúde do Município de Manaus, Shádia Fraxe, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas e coordenadora de participação feminina, Mirza Telma, bem como a médica oncologista do FCECON-AM e Centro Integrado de Pesquisa da Amazônia (CINPAM), Gilmara Resende, a médica patologista, Thamires Nadaf e, também, contou com a presença do deputado estadual, Serafim Corrêa.
Obrigada