OAB-AM e TJAM implementam novas medidas para acompanhar julgamentos virtuais e ampliar transparência

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), esteve nesta manhã de segunda-feira (07/10) pela presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, em uma reunião realizada na sede do TJAM. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação entre a as instituições, com foco no aprimoramento da comunicação e nos processos judiciais.

Além do presidente da OAB AM, Jean Cleuter, e da desembargadora Nélia Caminha Jorge, estiveram presentes a desembargadora Vânia Marinho, coordenadora da Comissão de Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação (CGTIC) do Tribunal; o desembargador Délcio Luís dos Santos; o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos e Prerrogativas da OAB/AM, Alan Johnny Feitosa da Fonseca; a conselheira federal da OAB, Maria Gláucia Barbosa Soares; o conselheiro federal da OAB, Jonny Cleuter Simões Mendonça; o conselheiro da Seccional OAB/AM, Laécio Pereira Mineiro e o representante da OAB-AM no TJAM, Dr. Walber Mendonça.

Durante o encontro, foram anunciados avanços tecnológicos, como a disponibilização de informações de julgamentos virtuais no sistema PROJUDI e a migração de processos corrigindo os cadastros do Juizado Especial, garantindo a tramitação correta e ágil que deve ser concluída até terça-feira. A medida permite o acompanhamento dos julgamentos em sistema virtual. Com isso, os advogados poderão monitorar cada etapa do processo, garantindo maior transparência e clareza, de forma semelhante ao que já acontece no STF.

“O sistema de justiça funciona de mãos dadas. Nós tivemos grandes avanços hoje. O que aflige a advocacia é problema de toda uma sociedade, e o Tribunal de Justiça também tem interesse em resolver, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil. Por isso, estamos trabalhando para ajudar nas informações e reivindicações da advocacia para aprimorar o sistema”, afirma o presidente da OAB Amazonas, Jean Cleuter.

Na ocasião, a desembargadora, Vânia Marinho, leu na íntegra a nota informativa sobre o procedimento:

“A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Amazonas (Setic/TJAM) informa aos(às) advogados(as) e demais públicos que, no procedimento de migração do sistema SAJ para o Projudi, foram identificados erros cadastrais em aproximadamente 10 mil processos (que tramitam nas Turmas Recursais), erros estes que impediram a eficaz migração destes processos. A Setic/TJAM comunica que a correção deste cadastro processual vem sendo realizada e que estes processos, cujos prazos foram suspensos, terão seus trâmites reestabelecidos até a próxima terça-feira (08/10/2024).”

A reunião entre a OAB e o Tribunal de Justiça foi de grande importância para fortalecer a cooperação entre as duas instituições, com foco na resolução de problemas que afetam a advocacia e, consequentemente, a sociedade.

Artigo anteriorOAB-AM divulga edital de convocação para as eleições 2024
Próximo artigoOAB-AM realiza “Encontro das Rosas” em alusão ao Outubro Rosa