Comissão De Direito Previdenciário

INSS Digital

O que é o INSS Digital ?

A Seção Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do INSS Digital para a advocacia amazonense.

O advogado poderá realizar vários procedimentos pelo sistema do INSS na internet, inclusive abrir processos para concessão de aposentadorias e benefícios, com o envio de documentação digitalizada.

Por tanto, as advogadas e os advogados deverão fazer a adesão, através do site da OAB AM, assinando o requerimento INSS Digital e o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo (TCMS).

FAQ

Perguntas e respostas mais frequentes sobre o cadastro no INSS Digital

Advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – Secional Amazonas, desde que ativos, adimplentes e que não se encontrem punidos pela OAB AM ou que não estejam conhecidamente com condenação criminal, respeitada a cláusula de limitação territorial, conforme item 03(três) do Plano de Trabalho firmado entre as partes.

O advogado precisa ter um certificado digital instalado e funcionando no computador em que for fazer o acesso, além da extensão WebSigner da Certisign no navegador.
Estando atendidos esses pré-requisitos, deverá acessar a área restrita do site da OAB AM e clicar no link “INSS Digital”.

Após a adesão, o advogado deverá aguardar um e-mail com os dados para sua autenticação no sistema do INSS. O prazo para recebimento do e-mail é de 30 dias úteis. A partir daí, todo o procedimento deverá ser realizado através do sistema do INSS.

Desde sua implantação, em 2018, a plataforma INSS DIGITAL vem passando por constantes atualizações, possibilitando, dentre outras coisas, a inclusão de novos serviços disponíveis on-line. Atualmente, a(o) advogada(o) tem acesso, via INSS Digital, aos seguintes requerimentos/serviços da Previdência Social:

  • ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR IDADE RURAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR IDADE URBANA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – CERTIFICADO DE RETIFICAÇÃO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – PENSÃO POR MORTE RURAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – PENSÃO POR MORTE URBANA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – REVISÃO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SALÁRIO-MATERNIDADE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS E/OU BANCÁRIOS (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE IMPOSTO DE RENDA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR BENEFÍCIO EXCLUSIVO DO PAÍS ACORDANTE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR CERTIFICADO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO INICIAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR CERTIFICADO DE PRORROGAÇÃO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR REATIVAÇÃO DE BENEFÍCIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR REGULARIZAÇÃO DE PAGAMENTOS EM ATRASO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR TRANSFERÊNCIA DE BENEFÍCIO PARA RECEBIMENTO EM BANCO NO EXTERIOR (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR EMISSÃO DE HISTÓRICO DE SEGURO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • AERONAUTA GESTANTE – AUXÍLIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • ALTERAR LOCAL OU FORMA DE PAGAMENTO
  • APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA POR IDADE
  • APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • APOSENTADORIA POR IDADE RURAL
  • APOSENTADORIA POR IDADE URBANA
  • APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • ATUALIZAR DADOS DO IMPOSTO DE RENDA DIRETO NA FONTE (DIRF)
  • ATUALIZAR O IMPOSTO DE RENDA PARA DECLARAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS
  • ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS
  • ATUALIZAÇÃO DE DADOS DO BENEFÍCIO
  • AUXÍLIO-RECLUSÃO RURAL
  • AUXÍLIO-RECLUSÃO URBANO
  • BENEFÍCIO ASSISTENCIAL AO IDOSO
  • BENEFÍCIO ASSISTENCIAL AO TRABALHADOR PORTUÁRIO AVULSO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • BENEFÍCIO ASSISTENCIAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
  • BLOQUEAR/DESBLOQUEAR BENEFÍCIO PARA EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
  • CADASTRAR OU ATUALIZAR DEPENDENTES PARA SALÁRIO-FAMÍLIA
  • CADASTRAR OU RENOVAR PROCURAÇÃO
  • CADASTRAR OU RENOVAR REPRESENTANTE LEGAL
  • CADASTRAR/ALTERAR/EXCLUIR PENSÃO ALIMENTÍCIA
  • CANCELAR CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • CÓPIA DE PROCESSO – ENTIDADE CONVENIADA;
  • EXCLUIR PROCURADOR/REPRESENTANTE LEGAL
  • PECÚLIO (ATENDIMENTO A DISTÂNCIA)
  • PENSÃO ESPECIAL – SÍNDROME DA TALIDOMIDA (ATENDIMENTO A DISTÂNCIA)
  • PENSÃO POR MORTE RURAL
  • PENSÃO POR MORTE URBANA
  • REATIVAR BENEFÍCIO
  • REATIVAR BENEFÍCIO ASSISTENCIAL SUSPENSO POR INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
  • RECURSO ESPECIAL (2ª INSTÂNCIA)/ALTERAÇÃO DE ACÓRDÃO)
  • RECURSO ORDINÁRIO (1ª INSTÂNCIA)
  • RENOVAR DECLARAÇÃO DE CÁRCERE/RECLUSÃO
  • REVISÃO – ENTIDADE CONVENIADA
  • REVISÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
  • REQUERIMENTO DE ANTECIPAÇÃO DE PAGAMENTO DE REVISÃO DO ART. 29 (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • REQUERIMENTO PARA ENTREGA DE MICROFICHA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • SALÁRIO-MATERNIDADE RURAL
  • SALÁRIO-MATERNIDADE URBANO
  • SOLICITAÇÃO DE ACRÉSCIMO DE 25% (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO-ACIDENTE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE IR (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • SOLICITAR CERTIDÃO DE INEXISTÊNCIA DE DEPENDENTES HABILITADOS À PENSÃO POR MORTE
  • SOLICITAR DESISTÊNCIA DO BENEFÍCIO
  • SOLICITAR ENCERRAMENTO DO BENEFÍCIO POR ÓBITO
  • SOLICITAR EXCLUSÃO DE MENSALIDADE DE ASSOCIAÇÃO OU SINDICATO NO BENEFÍCIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
  • SOLICITAR PAGAMENTO DE BENEFÍCIO NÃO RECEBIDO
  • SOLICITAR VALOR NÃO RECEBIDO ATÉ A DATA DO ÓBITO DO BENEFICIÁRIO
  • SUSPENDER O BENEFÍCIO ASSISTENCIAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
  • VALIDAÇÃO FACULTATIVO BAIXA RENDA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)

Todos esses serviços e requerimentos são realizados à distância, de forma online, não sendo necessário que o(a) advogado(a) compareça a uma agência física do INSS, nem mesmo para entregar documentos, haja vista que o(a) advogado(a) confere fé pública aos documentos anexados ao sistema. Desta forma, o(a) advogado(a) pode requerer benefícios e acessar serviços do INSS, 24 horas por dia, de onde estiver.

a) Acesse o endereço:
https://correio.dataprev.gov.br/troca-senha/?action=form-change-password

b) Clique no item “Recupere sua senha através do e-mail”.
Esta opção permite informar um e-mail externo para que o sistema envie as instruções de troca de senha.

c) Preencha o mesmo e-mail do(a) advogado(a) nos dois campos de e-mail Corporativo e e-mail Particular.

d) Após clicar em “Confirmar Envio de Token, o sistema envia uma mensagem para o e-mail particular informado.

e) Clique no link recebido no e-mail para alterar a senha.

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