FAQ
Perguntas e respostas mais frequentes sobre o cadastro no INSS Digital
Advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil –
Secional Amazonas, desde que ativos, adimplentes e que não se encontrem punidos
pela OAB AM ou que não estejam conhecidamente com condenação criminal,
respeitada a cláusula de limitação territorial, conforme item 03(três) do Plano
de Trabalho firmado entre as partes.
O advogado precisa ter um certificado digital instalado e
funcionando no computador em que for fazer o acesso, além da extensão WebSigner
da Certisign no navegador.
Estando atendidos esses pré-requisitos, deverá acessar a área restrita do site
da OAB AM e clicar no link “INSS Digital”.
Após a adesão, o advogado deverá aguardar um e-mail com os
dados para sua autenticação no sistema do INSS. O prazo para recebimento do
e-mail é de 30 dias úteis. A partir daí, todo o procedimento deverá ser
realizado através do sistema do INSS.
Desde sua implantação, em 2018, a plataforma INSS DIGITAL vem passando por constantes atualizações, possibilitando, dentre outras coisas, a inclusão de novos serviços disponíveis on-line. Atualmente, a(o) advogada(o) tem acesso, via INSS Digital, aos seguintes requerimentos/serviços da Previdência Social:
- ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR IDADE RURAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR IDADE URBANA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – CERTIFICADO DE RETIFICAÇÃO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – PENSÃO POR MORTE RURAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – PENSÃO POR MORTE URBANA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – REVISÃO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SALÁRIO-MATERNIDADE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS E/OU BANCÁRIOS (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE IMPOSTO DE RENDA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR BENEFÍCIO EXCLUSIVO DO PAÍS ACORDANTE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR CERTIFICADO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO INICIAL (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR CERTIFICADO DE PRORROGAÇÃO DE DESLOCAMENTO TEMPORÁRIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR REATIVAÇÃO DE BENEFÍCIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR REGULARIZAÇÃO DE PAGAMENTOS EM ATRASO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR TRANSFERÊNCIA DE BENEFÍCIO PARA RECEBIMENTO EM BANCO NO EXTERIOR (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ACORDO INTERNACIONAL – SOLICITAR EMISSÃO DE HISTÓRICO DE SEGURO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- AERONAUTA GESTANTE – AUXÍLIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- ALTERAR LOCAL OU FORMA DE PAGAMENTO
- APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA POR IDADE
- APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
- APOSENTADORIA POR IDADE RURAL
- APOSENTADORIA POR IDADE URBANA
- APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
- ATUALIZAR DADOS DO IMPOSTO DE RENDA DIRETO NA FONTE (DIRF)
- ATUALIZAR O IMPOSTO DE RENDA PARA DECLARAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS
- ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS
- ATUALIZAÇÃO DE DADOS DO BENEFÍCIO
- AUXÍLIO-RECLUSÃO RURAL
- AUXÍLIO-RECLUSÃO URBANO
- BENEFÍCIO ASSISTENCIAL AO IDOSO
- BENEFÍCIO ASSISTENCIAL AO TRABALHADOR PORTUÁRIO AVULSO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- BENEFÍCIO ASSISTENCIAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- BLOQUEAR/DESBLOQUEAR BENEFÍCIO PARA EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
- CADASTRAR OU ATUALIZAR DEPENDENTES PARA SALÁRIO-FAMÍLIA
- CADASTRAR OU RENOVAR PROCURAÇÃO
- CADASTRAR OU RENOVAR REPRESENTANTE LEGAL
- CADASTRAR/ALTERAR/EXCLUIR PENSÃO ALIMENTÍCIA
- CANCELAR CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
- CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
- CÓPIA DE PROCESSO – ENTIDADE CONVENIADA;
- EXCLUIR PROCURADOR/REPRESENTANTE LEGAL
- PECÚLIO (ATENDIMENTO A DISTÂNCIA)
- PENSÃO ESPECIAL – SÍNDROME DA TALIDOMIDA (ATENDIMENTO A DISTÂNCIA)
- PENSÃO POR MORTE RURAL
- PENSÃO POR MORTE URBANA
- REATIVAR BENEFÍCIO
- REATIVAR BENEFÍCIO ASSISTENCIAL SUSPENSO POR INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
- RECURSO ESPECIAL (2ª INSTÂNCIA)/ALTERAÇÃO DE ACÓRDÃO)
- RECURSO ORDINÁRIO (1ª INSTÂNCIA)
- RENOVAR DECLARAÇÃO DE CÁRCERE/RECLUSÃO
- REVISÃO – ENTIDADE CONVENIADA
- REVISÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
- REQUERIMENTO DE ANTECIPAÇÃO DE PAGAMENTO DE REVISÃO DO ART. 29 (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- REQUERIMENTO PARA ENTREGA DE MICROFICHA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- SALÁRIO-MATERNIDADE RURAL
- SALÁRIO-MATERNIDADE URBANO
- SOLICITAÇÃO DE ACRÉSCIMO DE 25% (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO-ACIDENTE (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE IR (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- SOLICITAR CERTIDÃO DE INEXISTÊNCIA DE DEPENDENTES HABILITADOS À PENSÃO POR MORTE
- SOLICITAR DESISTÊNCIA DO BENEFÍCIO
- SOLICITAR ENCERRAMENTO DO BENEFÍCIO POR ÓBITO
- SOLICITAR EXCLUSÃO DE MENSALIDADE DE ASSOCIAÇÃO OU SINDICATO NO BENEFÍCIO (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
- SOLICITAR PAGAMENTO DE BENEFÍCIO NÃO RECEBIDO
- SOLICITAR VALOR NÃO RECEBIDO ATÉ A DATA DO ÓBITO DO BENEFICIÁRIO
- SUSPENDER O BENEFÍCIO ASSISTENCIAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO
- VALIDAÇÃO FACULTATIVO BAIXA RENDA (ATENDIMENTO À DISTÂNCIA)
Todos esses serviços e requerimentos são realizados à distância, de forma online, não sendo necessário que o(a) advogado(a) compareça a uma agência física do INSS, nem mesmo para entregar documentos, haja vista que o(a) advogado(a) confere fé pública aos documentos anexados ao sistema. Desta forma, o(a) advogado(a) pode requerer benefícios e acessar serviços do INSS, 24 horas por dia, de onde estiver.
a) Acesse o
endereço:
https://correio.dataprev.gov.br/troca-senha/?action=form-change-password
b) Clique no
item “Recupere sua senha através do e-mail”.
Esta opção permite informar um e-mail externo para que o sistema envie as
instruções de troca de senha.
c) Preencha
o mesmo e-mail do(a) advogado(a) nos dois campos de e-mail Corporativo e e-mail
Particular.
d) Após
clicar em “Confirmar Envio de Token, o sistema envia uma mensagem para o
e-mail particular informado.
e) Clique no
link recebido no e-mail para alterar a senha.