OAB Amazonas celebra 93 anos com conquistas históricas para a advocacia e fortalecimento da cidadania

20

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) completa, neste 7 de abril de 2025, 93 anos de fundação. Presente nos principais momentos da história do Estado, a instituição segue firme na defesa das prerrogativas da advocacia, da justiça, da democracia e dos direitos fundamentais. São mais de nove décadas de dedicação à valorização da classe e ao fortalecimento das instituições democráticas no nosso Estado.

“A OAB Amazonas completa 93 anos e sempre esteve ao lado da justiça, da democracia e da cidadania, atuando de forma firme na defesa das prerrogativas da advocacia e dos direitos fundamentais. Agradeço a cada advogada, a cada advogado, que contribuiu e segue contribuindo para que a nossa Seccional se mantenha como referência de ética, luta e independência. Que possamos, juntos, continuar escrevendo uma história de respeito, representatividade e conquistas”, afirmou o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Simões Mendonça.

Ao longo desses 93 anos, a OAB-AM teve 25 presidentes e desde a nova gestão administrativa, liderada por Jean Cleuter, a Seccional tem vivido uma fase de intensa transformação, marcada por investimentos históricos em infraestrutura, inovação e valorização da advocacia. Entre os marcos da atual gestão está a revitalização do Clube da Advocacia do Amazonas, totalmente modernizado e pensado para o bem-estar da classe, oferecendo espaços de lazer, convivência e práticas esportivas para advogados e advogadas.

Galeria dos presidentes da OAB Amazonas. Foto: Ingrid Anne.

Também se destaca a interiorização da atuação institucional, fazendo-se presente em 45 municípios, com a reforma e entrega de novas salas da advocacia em fóruns do interior, garantindo maior estrutura e acolhimento para os profissionais que atuam fora da capital.

Na área da qualificação profissional, a OAB Amazonas tem promovido congressos, cursos e seminários de alto nível, além de fomentar a produção de conhecimento por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA-AM).

Atualmente, somam mais de 90 comissões temáticas da área do Direito, em funcionamento ativo, com destaque para a realização de eventos, audiências públicas e articulações com os poderes públicos em defesa de pautas importantes para a sociedade e para a classe.

A Seccional também se destacou por iniciativas na área de acessibilidade e inclusão, participações ativas pela defesa dos direitos da mulher, através da produção de eventos e conteúdos acessíveis.

A ampliação dos canais de escuta da advocacia também foi uma prioridade da atual gestão. A criação da Ouvidoria da Mulher, além da Ouvidoria Geral, refletem a preocupação da gestão na melhoria dos serviços prestados e da atuação da advocacia.

Além disso, a OAB Amazonas tem atuado com rigor no combate a práticas que violem as prerrogativas profissionais, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas, que passou a contar com atendimento diário, atuação direta em diligências, garantindo respostas mais rápidas e eficazes às denúncias de violação de direitos da advocacia.

A OAB-AM tem se destacado por adotar uma gestão pautada na inclusão, no acolhimento e na pluralidade, promovendo um ambiente institucional no qual toda a advocacia se reconheça e se sinta legitimamente representada. Nesse contexto, a Seccional mantém uma postura firme na defesa dos direitos humanos, da equidade de gênero, da valorização da diversidade e do respeito incondicional às minorias.

A OAB-AM reconhece que a advocacia, enquanto instrumento essencial à administração da Justiça, é também porta-voz da sociedade e guardiã das liberdades públicas. Por isso, entende que o fortalecimento da democracia depende, de forma incontornável, da escuta ativa, da representatividade e da inclusão de todos os segmentos sociais no debate público.

Sobre a OAB-AM
A OAB Amazonas é a representação da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Amazonas, com a missão de fiscalizar e valorizar o exercício da advocacia, defender os interesses da classe e promover a justiça social. Conta com mais de 20 mil profissionais inscritos e diversas Subseções no interior, sendo uma das entidades mais respeitadas da sociedade civil amazonense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui